A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia vem ganhando destaque no território, tornando-se referência no apoio ao desenvolvimento sustentável dos municípios do Litoral Sul da Bahia. A relevância da organização ficou evidente no seminário Diálogos para o Desenvolvimento: Perspectivas e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Sebrae nacional em Ilhéus, no dia 25 de março.
O evento foi aberto com uma fala de Mariana Sales, Secretária Executiva da ADR, e contou com a presença das diretorias da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do próprio Sebrae.
“O seminário do Sebrae foi estratégico não só para todo o território, como também para a Agência de Desenvolvimento Regional, porque a comitiva conseguiu compreender o papel da agência enquanto articuladora de uma governança que pensa a região de uma forma organizada e pactua prioridades de acordo com as vocações econômicas e necessidades de avanço e melhoria do ponto de vista social”, analisa Ricardo Gomes, gerente de Desenvolvimento Territorial do Arapyaú e presidente da ADR.
Segundo ele, a presença dos gestores da Federação da Agricultura e da Indústria, além da Sudene, que é uma agência de fomento, foi importante para que a ADR pudesse ressaltar as oportunidades que existem caso essas organizações trabalhem em conjunto no território. “Há espaço para alavancar a economia de diversos municípios, gerar emprego e renda e estimular o empreendedorismo. Esse contato direto pode se desdobrar em ações efetivas no futuro próximo”, conclui Ricardo.
Em sua apresentação, Mariana destacou a importância de reunir diversos setores para promover o desenvolvimento sustentável do Território Litoral Sul da Bahia, que conta com 26 municípios e possui 720 mil habitantes, o que corresponde a 5% da população do Estado. “O turismo e o cacau são nossas vocações econômicas e devemos aproveitar toda essa potencialidade, unindo atores do setor privado, do setor público, da academia e da sociedade para que juntos possamos atrair atenções positivas para o nosso território e para as nossas virtudes, que são muitas”, afirma Mariana.
Com base em dados de 2020, o turismo foi responsável por 13% dos empregos formais na região. Já o cacau, símbolo da identidade cultural e turística, representa 70% da produção agrícola da região e carrega grande potencial para o desenvolvimento sustentável.
Em matéria veiculada na TV Santa Cruz, afiliada local da Rede Globo, a ADR Sul da Bahia foi citada como fonte de referência da região. Na reportagem, exibida na mesma data do seminário, Mariana Sales falou sobre a importância do cacau para além do cenário do turismo: “O cacau é um vetor de transformação, de geração de renda e de riquezas para nosso território, uma vez que ele também preserva a Mata Atlântica por meio da produção na cabruca”.
Outro momento que evidenciou a importância da ADR para o desenvolvimento regional foi o Encontro de Líderes. O evento, apoiado pela Agência, foi promovido pelo Sebrae no mês de abril para revisitar as abordagens do plano de desenvolvimento da região, idealizado durante a realização do Programa Líder em 2018/2019.
“Foi um momento crucial para ressignificar a rota da nossa região, repensar estratégias, identificar oportunidades e potenciais que ainda não exploramos totalmente e, assim, construir um futuro promissor para o sul da Bahia”, declarou Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae.
Comentarios