top of page

Evento sobre Transparência reuniu representantes dos municípios com melhor desempenho em avaliação


No dia 10 de outubro, o Instituto Nossa Ilhéus e a ADR Sul da Bahia promoveram o evento Transparência no Litoral Sul da Bahia: Avanços e Desafios. O encontro reuniu representantes das prefeituras de Ilhéus, Itajuípe, Coaraci e Buerarema, cidades que registraram as melhores pontuações no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) na aferição de 2023. O objetivo foi mostrar quais as medidas adotadas por essas gestões e ainda os desafios enfrentados na busca por melhores resultados. O evento contou ainda com palestra da fundadora da Transparência Internacional no Brasil, Nicole Verillo, que trouxe o histórico da organização no Brasil e no mundo e também esclareceu pontos sobre o levantamento e sua relevância na administração pública.


No mês de setembro, o Instituto Nossa Ilhéus divulgou os resultados da segunda edição do Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios do Litoral Sul da Bahia. O trabalho avaliou 26 prefeituras e contou com a parceria e metodologia da Transparência Internacional – Brasil, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e apoio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia. A avaliação de 2023 revelou um cenário insatisfatório de transparência e governança pública na região. Apenas Itajuípe (85 pontos) recebeu classificação “ótimo”. Coaraci (65,8 pontos) ocupou a segunda posição. As duas prefeituras aumentaram suas notas em mais de 20 pontos em comparação aos resultados de 2022, assim como Buerarema que ficou em 4º lugar. Ilhéus ficou na terceira posição.


Em uma escala de 0 a 100, a nota média das prefeituras, em 2023, foi de apenas de 46,1 pontos, mostrando estagnação em comparação com 2022 (44,7 pontos). “Sendo este o segundo ano do ranking, percebo que ainda precisamos atuar mais junto aos controladores dos municípios, pois o nosso propósito é que a cada ano seja melhor o resultado para todos. Alguns municípios melhoraram, mas é claro que a maioria dos municípios do Território Litoral Sul, ainda não entenderam a importância do ranking e o quanto as suas ações devem ser transparentes para a população”, avaliou a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça.


O evento Transparência no Litoral Sul da Bahia: Avanços e Desafios recebeu a audiência de estudantes dos cursos de Direito e Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e foi realizado no Observatório Social, no mesmo prédio onde funciona a sede da ADR Sul da Bahia. Representaram os municípios de Buerarema, Coaraci, Itajuípe e Ilhéus, respectivamente, Manoel Deolino, Johnny Rosberg, Isabella Gonzaga e Suzy Leal.


Bình luận


bottom of page