Desde 2022, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia é responsável pela gestão do Programa Compromisso com a Educação Pública. Com o intuito de melhorar os índices educacionais dos municípios atendidos, o programa oferece formações focadas no aprimoramento das práticas pedagógicas e suporte técnico em gestão educacional para as equipes das Secretarias de Educação, gestores escolares e professores.
Atualmente aplicados em Uruçuca, com apoio do Instituto Arapyaú, e em Una e Gandu, com apoio da Mondelez Internacional, o programa conta com avaliação dos processos de aprendizagem feita pela empresa parceira Versus Editorial. Essas análises podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias específicas para alavancar o desempenho educacional, fornecendo, por meio de um diagnóstico preciso e detalhado, possibilidades para que os docentes planejem com mais eficácia seus planos de ensino.
O método utilizado para as avaliações é o da Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A TRI é baseada na premissa de que cada item do teste pode ser caracterizado por sua dificuldade e que a probabilidade de um indivíduo responder corretamente a um item depende não só de sua habilidade, mas também da dificuldade do item.
“A aplicação de avaliação diagnóstica ano a ano oferece aos educadores um instrumento orientativo para uma intervenção pedagógica mais assertiva e adequada à realidade e necessidade de cada município, cada escola e cada estudante”, pontua Mariana Sales, Secretária Executiva da ADR.
A avaliação diagnóstica em língua portuguesa e matemática é aplicada anualmente para os estudantes do ensino fundamental e, a seguir, apresentamos os resultados do ano letivo de 2023:
Gandu
Os resultados da avaliação em língua portuguesa e matemática no município de Gandu demonstram um progresso significativo na aprendizagem dos estudantes. Em 2022, os indicadores apontavam que 54% dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental estavam em situação adequada de aprendizado em Matemática e 57% em Língua Portuguesa. No decorrer do ano de 2023, testemunhamos um aumento para 61% dos estudantes em níveis adequados em Matemática, mantendo-se estável o percentual de 57% em Língua Portuguesa.
Una
Já os esforços concentrados em Una resultaram em uma evolução nos indicadores de aprendizagem. Os dados revelam um cenário de conquistas educacionais com avanços nos anos finais do ensino fundamental, etapa que tradicionalmente apresenta diversas dificuldades. Em 2022, os indicadores apontavam que 41% dos estudantes estavam em situação adequada de aprendizado em Matemática, enquanto em Língua Portuguesa, esse percentual era de 39%. Em 2023, testemunhou-se um progresso marcante: a porcentagem de estudantes em níveis adequados aumentou para 47% em Matemática e para 43% em Língua Portuguesa.
Uruçuca
No município de Uruçuca, nos anos iniciais do ensino fundamental, observamos um panorama de melhoria da aprendizagem em algumas etapas nesses últimos dois anos. Em Matemática, o destaque está nos 2º e 3º anos do ensino fundamental, que demonstrou uma melhoria de 12,9% entre as duas avaliações diagnósticas (de 58% para 65,5% de estudantes no nível adequado). O mesmo avanço já não pode ser percebido em Língua Portuguesa (61% para 56%), o que pode ser compreendido como reflexo do contexto de ensino remoto e híbrido provocado pela pandemia. Os estudantes dessas etapas ainda estão em processo de alfabetização e podem ter tido sua habilidade de leitura afetada.
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