Estudantes de MBA da França conheceram de perto a cadeia do cacau ao chocolate.
Entre os dias 27 de agosto e 1° de setembro, o sul da Bahia recebeu um grupo de estudantes da Audencia, escola de negócios com sede em Nantes, na França, conhecida como capital da inovação. Sob o tema “Impacto econômico, social e ambiental do cacau na Mata Atlântica”, o curso reuniu 13 estudantes de MBA nas áreas de gestão empresarial, marketing e comunicação para uma experiência imersiva de aprendizado sobre a cadeia do cacau no sul da Bahia. A iniciativa é resultado da parceria entre o Instituto Arapyaú e a faculdade internacional de negócios Audencia, com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia.
“Esta ação faz parte do nosso compromisso em tornar as soluções desenvolvidas e implementadas em nosso território uma referência para a agenda de desenvolvimento sustentável, em âmbito nacional e internacional”, afirma Ricardo Gomes, gerente de desenvolvimento territorial do Instituto Arapyaú e Presidente da ADR.
Os 13 alunos inscritos passaram por um roteiro que inclui visita ao Instituto Floresta Viva, em Serra Grande, ao Assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga, a Experiência Dengo Origem na Agrícola Conduru, distrito de Rio do Braço e uma visita técnica ao Centro de Inovação do Cacau (CIC) e à ADR.
O curso oferece uma oportunidade única para os participantes de diferentes partes do mundo conhecerem a fundo um caso de bioeconomia tropical, com suas práticas virtuosas e também seus desafios. "O sul da Bahia e suas cabrucas são um exemplo de empreendedorismo e conservação ambiental. É excelente que o potencial da região esteja atraindo a atenção de outros pontos do mundo. Estamos comprometidos em materializar toda nossa potencialidade, reforçando nossa identidade e vocações. Essa vivência internacional é resultado do esforço na direção do desenvolvimento sustentável", aponta Mariana Sales, Secretária Executiva da ADR Sul da Bahia.
O itinerário foi selecionado de forma a permitir que os estudantes testemunhem como estratégias de impacto positivo têm sido desenvolvidas na região, onde a alta relevância ambiental convive com a vulnerabilidade socioeconômica.
“Os estudantes, com média de 25 anos de idade, são jovens ambiciosos e curiosos que desejam expandir seus conhecimentos e habilidades em gestão, liderança e inovação. Buscam adquirir uma compreensão aprofundada do mundo dos negócios, com visão global, e desenvolver suas competências empresariais”, explica Victo Megido, desenvolvedor de novos negócios da Audencia.
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