top of page

Arena da ADR na Semana de Inovação de Ilhéus gerou debate sobre uso de dados e evidências científica



O uso de dados e evidências para a elaboração e acompanhamento de políticas públicas foi o assunto central da arena comandada pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia durante a Semana de Inovação de Ilhéus. Considerado o maior evento do setor na Bahia, a Semana levou à região, entre os dias 18 e 26 de agosto, discussões e atividades sobre empreendedorismo, futurismo, gestão pública e fortalecimento das vocações econômicas do sul da Bahia.


Na Arena de Políticas Públicas e Desenvolvimento, a ADR ofereceu uma programação especial com ações de contribuição para inovação no setor público.

“O mundo possui problemas cada vez mais complexos e difíceis de resolver. Em geral, eles possuem múltiplas sugestões de solução. Então não é como se houvesse apenas um caminho possível. A evidência científica serve para filtrar qual é a melhor solução, dado o recurso possível para resolver um problema complexo”, explicou a advogada, consultora de advocacy e pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Verônica Ennes, palestrante no primeiro dia de atividades da arena.

Com foco nas áreas de educação, assistência social, saúde e tributos, o Meetup com Soluções Inovadoras, no segundo dia de atividades, agrupou uma audiência abundante de gestores públicos de cidades como Uruçuca, Itabuna, Ilhéus e Ibirapitanga. O encontro reuniu os palestrantes Breno Coelho (Gove), Mayara Matos (ImpulsoGov), Tiago Giusti (Portábilis) e Elio Castro (Fluyd) em uma mesa redonda que apresentou dados e tecnologias para a efetividade das políticas públicas.


A ideia da ADR Sul da Bahia em promover essas ações durante a Semana de Inovação de Ilhéus partiu da necessidade de qualificar o debate sobre essa agenda fundamental no território. “Sabendo dos desafios dos gestores em lidar com problemas complexos, discutimos como organizar as informações e evidências disponíveis para uma melhor tomada de decisão e também como forma de melhor avaliar as ações implementadas e monitorar seus resultados”, pontuou Mariana Sales, Secretária Executiva da ADR. A participação de gestores públicos da região demonstram a relevância do tema e o engajamento para modernização da gestão pública municipal.


Workshop

Durante o evento, aconteceu também o Workshop de construção colaborativa do Centro de Inteligência Territorial, projeto da ADR que visa sistematizar, gerir e publicizar dados e informações do sul da Bahia com o objetivo de subsidiar e apoiar a tomada de decisão segura para o planejamento de políticas públicas eficazes, alavancagem e atração de investimentos e o monitoramento do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território.


“Foi uma dinâmica ‘mão na massa’. Reunindo convidados de áreas diversas como acadêmicos, agentes públicos, empreendedores sociais e representantes do setor privado, buscamos responder como as autoridades competentes tomam decisões, quais desafios da região queremos priorizar e com quais evidências. Além disso, a atividade nos ofereceu subsídios para entender quais são as principais demandas locais de dados e gestão da informação”, relatou Mariana.


bottom of page