top of page

ADR participa de missão para promoção da cacauicultura junto ao governo federal



Em missão especial pela promoção da cacauicultura sustentável brasileira e baiana em Brasília, representantes da cadeia produtiva se reuniram, nesta última semana de abril, com os ministros Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia estava representada pelo presidente da instituição, Ricardo Gomes, que participou também de reuniões com parlamentares baianos com o objetivo de articular uma bancada em favor do cacau brasileiro, sobretudo com origem do sul da Bahia.


Nas reuniões com os ministérios, foi formalizada a entrega de ofícios que apresentam os desafios e, principalmente, as oportunidades da cacauicultura no Brasil, tais como benefícios sociais, ambientais e econômicos por meio de um modelo de produção em sistema agroflorestal viabilizado por pequenos produtores locais, tornando-se um importante ativo da bioeconomia brasileira. Também foi abordado o plano de contingência da Monilíase, atualmente presente na região norte do país. O ministro anunciou que intensificará as reuniões com os governos estaduais para mitigar os riscos de expansão da praga.

“A união da cadeia do cacau em torno de uma pauta positiva, estratégica e sustentável é fundamental. E nós temos isso! Essas reuniões são a maior prova disso. E com certeza teremos resultados positivos de curto, médio e longo prazo. Diálogo, parceria e respeito. Produtores, indústria, organizações da sociedade civil: todos juntos! Que orgulho fazer parte disso. Que orgulho ter ao meu lado pessoas tão incríveis e focadas no melhor para a cacauicultura, celebra Ricardo.

Estiveram presentes também representantes do Instituto Arapyaú, Centro de Inovação do Cacau (CIC), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Cargill, Barry Callebaut, Mondelez, FAEB, CocoaAction Brasil, entre outros.


Codevasf

Em agenda exclusiva da ADR Sul da Bahia, o presidente Ricardo Gomes esteve com o diretor de Revitalização de Bacias e Saneamento Básico José Vivaldo Mendonça da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para discutir o desenvolvimento do projeto de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira e o saneamento dos municípios que a compõem.

“A Codevasf é muito estratégica para a nossa região no sentido de apoio à recuperação das Bacias Hidrográficas e investimento na estrutura de saneamento básico dos municípios”, destaca o presidente da ADR.

bottom of page