top of page

Com apoio da ADR Sul da Bahia, Codevasf inicia plano para revitalização do Rio Cachoeira



Foi dado o primeiro passo para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. No início de maio, representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia se reuniram com o prefeito e secretariado de Itororó, município onde nasce o Rio Colônia, principal afluente do Cachoeira. Durante o encontro, Edson Junior, gerente de Revitalização da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, anunciou a intenção da companhia em firmar um acordo de cooperação técnica com o município para dar início aos trabalhos de recuperação das matas ciliares na nascente, como primeiro marco do projeto de revitalização.

“Esse trabalho, além de proteger a nascente, irá favorecer a infiltração de água da chuva no solo. Isso impactará na mitigação dos efeitos das cheias”, destacou Maurício Nascimento, engenheiro responsável pelas ações de recuperação ambiental da Codevasf.

A ADR Sul da Bahia atua como mobilizadora e articuladora das partes envolvidas nesse processo de recuperação da bacia. “Desde o 2º Seminário ‘Cachoeira, Nosso Rio Vivo’ nós vimos articulando, buscando parceiros e janelas de oportunidades para possibilitar a realização desse projeto. Acionamos a Codevasf, que aceitou o desafio e agora iremos acompanhar todas as etapas de desenvolvimento do plano de trabalho”, pontuou Maria Sales, secretária-executiva da ADR.


O próximo passo está nas mãos do município de Itororó, que deve colher alguns dados para o aprofundamento do diagnóstico da nascente do Rio Colônia e, desta forma, direcionar o trabalho da empresa licitada pela Codevasf para executar os serviços naquela localidade.


A área de atuação da Codevasf abrange as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru, Paraguaçu, Araguari (AP), Araguari (MG), Jequitinhonha, Mucuri e Pardo, nos Estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Minas Gerais, do Pará, de Pernambuco, do Piauí, de Sergipe e do Tocantins e no Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas dos Estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe.


Orientada pelas vocações e potencialidades locais, a Codevasf contribui para a melhoria de vida e desenvolvimento socioeconômico na sua área de atuação, por meio da execução direta ou de parcerias, de expressivo número de ações relacionadas, principalmente, ao desenvolvimento da agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas, estruturação de atividades produtivas e oferta de água para garantia da segurança hídrica.


bottom of page